Sara Mariana's profile

War Pigs - Black Sabbath

Prefácio 
 
Pintura de Gabriel Gaipo, artista e desenhista independente de Bom-Despacho, e Texto de Sara Mariana, artista e musicista de Bom-Despacho, presente mais uma vez no Estação do Rock, admirando e prestigiando a coragem dos músicos bondespachenses de fazerem esse evento se concretizar, proporcionando um espaço para artistas independentes, resultando em um momento especial, motivacional e significativo para muitos artistas, que, assim como eu, sentem a arte como o maior meio de disseminar a autenticidade, a verdade, a coragem e o amor entre as pessoas, construindo pontes indestrutíveis no ramo musical. 
 
13/05/2023
_Vida eterna à música!_
 
Black Sabbath - War Pigs 
 
Na arte elaborada por Gabriel Gaipo, (informações técnicas da pintura: realizada a óleo feita sobre tela 60x60) retrata-se a obra “War Pigs”, uma das músicas mais importantes do metal, e a primeira canção do disco Paranoid, lançada em 1970, de Black Sabbath, banda britânica que definiu e revolucionou o Heavy Metal significativamente. 
 
Porcos de guerra, contém uma crítica social e geopolítica atemporal, que lamentavelmente continua-se presente, intacta e contextualizada no Mundo em que vivemos atualmente, onde o capital e o poder, se sobressaem entre a índole e as virtudes dos seres humanos, afetando diretamente a vida de milhares de pessoas vítimas dessa ganância.
 
Walpurgis: as raízes da inspiração de “War Pigs”, foi o título original da música, uma referência com o sabbat das bruxas. “Walpurgis é como o Natal para os satanistas. E para mim, a guerra era o grande Satanás", disse o baixista e letrista Geezer Butler, que também acrescentou: “Não era sobre política, governo ou qualquer coisa. Era [sobre] o mal. Então eu estava dizendo 'generais reunidos nas massas / assim como bruxas em missas negras' para fazer uma analogia. Mas quando trouxemos para a gravadora, pensaram que "Walpurgis" parecia muito satânico. E foi quando nós o transformamos em 'War Pigs'. Mas não mudamos as letras, porque elas já estavam finalizadas.”
 
Black Sabbath incorporava histórias de terror em suas letras, compunham canções que tratavam e abordavam temas relacionados a instabilidade social, corrupção política, os perigos do abuso de drogas e profecias apocalípticas resultantes de guerras. Uma contribuição gigantesca para o Heavy Metal, formulando e definindo assim, um gênero musical de enorme importância e contribuição para a música/arte de protesto, tanto no exterior, como aqui, no Brasil.
 
Com uma introdução obscura, extraordinária e extremamente admirável, com diversos sons de guerra e sirene, nos fazendo acreditar e passando a impressão de que estamos realmente em um campo de batalha, sentindo na pele as sensações de um clima tenso e sombrio que é viver um conflito que envolve vidas, a música, no decorrer dos seus quase 8 minutos de duração, retrata uma letra com a moral cristã, relacionada aos pecados cometidos pelos generais, políticos e demais responsáveis públicos causadores e promovedores das guerras, ressaltando a ideia de que um dia eles pagariam pelo o mal e dor que semeiam e disseminam constantemente. 
 
A música, com toda a sua riquíssima crítica e complexidade, também faz analogia a clássica obra “A Revolução dos Bichos”, do autor inglês George Orwell. O livro apresenta uma interpretação sobre como o dinheiro e o poder corrompem o ser humano, apresentando a moralidade e o totalitarismo uma de suas principais características. 
 
“Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível." - Andrzej Sapkowski
War Pigs - Black Sabbath
Published:

War Pigs - Black Sabbath

Published:

Creative Fields